quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Governo sobe imposto de importação de 100 produtos

 

 

 

Comércio exterior

Governo sobe imposto de importação de 100 produtos

Mesmo com o aumento, alíquotas estarão abaixo do máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio, que é 35%

Camex não divulgou quais produtos terão maior alíquota de importação (Ivan Pacheco)

Medida deve entrar em vigor até 26 de setembro, prevê o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informou nesta terça-feira que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a elevação do Imposto de Importação para cem produtos, embora o Mercosul tenha permitido uma lista de até 200 itens. Segundo ele, a intenção do governo brasileiro é usar somente a metade da cota neste momento.

O ministro informou que nenhuma das alíquotas do Imposto de Importação vai ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que é 35%. Pepe Vargas acrescentou que a maior alíquota ficou em 25%. A lista, por ora, não foi oficialmente divulgada.

Protecionismo – A medida para elevação da alíquota foi anunciada em agosto de 2011 entre as ações do Plano Brasil Maior e foi acordada com os parceiros do Mercosul na última cúpula do bloco, no final de junho. A decisão, na visão do Palácio do Planalto, protegerá o mercado interno da concorrência dos importados neste momento de retração econômica mundial – o que, na visão do governo, tem levado países a procurarem mercado para suas exportações.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que preside a Camex, realizou consulta pública para receber solicitações dos setores da economia que quisessem a inclusão de produtos na lista.

Fernando Pimentel, o titular da pasta, disse que os setores beneficiados são o siderúrgico, petroquímico, o de química fina, medicamentos e de bens de capital. Até a noite desta segunda-feira, a relação não havia sido fechada e estava sob análise dos técnicos do Ministério da Fazenda.

Previsão – Pimentel acrescentou que, tão logo seja definida, a lista será encaminhada aos demais parceiros do Mercosul para aprovação. "Normalmente, não há objeção", disse o ministro, que acredita que as novas alíquotas estarão em vigor no próximo dia 26. Pimentel também afirmou que o mecanismo acordado com os parceiros do Mercosul está dentro das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). O governo completará a lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) até outubro.

O titular do MDIC confirmou que o Planalto optou por reduzir o Imposto de Impostação de cem produtos neste momento -- o acordo fechado no âmbito do Mercosul prevê 200 itens -- porque é preciso um estudo técnico sobre o impacto dessa elevação na cadeia produtiva doméstica e o risco de inflação. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi ainda mais enfático, e ameaçou revogar "imediatamente" a elevação de tributo se detectar impacto sobre os preços.

Acordos bilaterais – Pimentel declarou também que a Camex aprovou a retomada das negociações para acordos de livre comércio entre o Mercosul e o União Europeia, e entre o Mercosul e o Canadá. Ele explicou que haverá nova consulta ao setor privado. Segundo o ministro, essa consulta foi feita no início do ano passado, mas ficou muito defasada porque a crise econômica se agravou. "Temos quer ouvir de novo", disse. A primeira reunião com a UE deve ocorrer ainda neste semestre.

Leia mais: UE diz ao Mercosul que protecionismo dificulta acordo comercial
Camex elevará imposto de importação para 200 produtos

Países pobres – A Camex também aprovou nesta terça-feira o envio de um projeto de lei que concede a 49 países mais pobres do mundo a abertura do mercado brasileiro com tarifa zero de Imposto de Importação e sem limitação de cotas. A informação é do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Segundo ele, desses 49 países o único nas Américas é o Haiti.

O ministro explicou que ainda haverá exposição dos motivos que embasam essa medida em nota assinada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Itamaraty e Ministério da Fazenda.

Patriota disse que terão o benefício os países cujo comércio represente até 1% de determinado produto. Por isso, Bangladesh e Camboja não serão incluídos por causa do comércio de têxteis.

O ministro informou também que o processo permitirá ainda a abertura de salvaguarda em caso de uma inundação de produtos a preço baixo. Patriota destacou que as exportações desses países para o Brasil representam apenas 0,1% das importações brasileiras, excluindo petróleo e gás.

(com Agência Estado)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/governo-sobe-imposto-de-importacao-de-100-produtos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

EFICIENCIA E QUALIDADE

Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da Elemar , pelo excelente trabalho prestado, mesmo com todos os transtornos da grave, a liberação das cargas tem sido agil e muito eficiente ! Parabéns pelo trabalho de todos !! Agradeço a parceria !!
Atenciosamente
Patricia Dias
Elétrica Fortlight Ltda.
www.fortlight.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Receita lança sistema de comercio exterior na Internet

Receita lança sistema de comercio exterior na Internet

A Receita Federal lançou ontem a possibilidade de uso do Siscomex Importação pela Internet, o Siscomex Importação Web. O Siscomex é um sistema integrado de comércio exterior, que inclui em uma só plataforma o acompanhamento de informações de todos os agentes envolvidos na importação e exportação de produtos.

Até então, para acessar o sistema, o usuário precisava estar ligado a uma rede dedicada e a conexão era feita por uma rede segura com certificado digital. Agora, estará disponível na Internet e pode ser acessado por meio da própria página da Receita Federal.

“Esta é a primeira grande mudança de plataforma”, comemorou o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Checcucci Filho. “Com a solução, de qualquer computador do País, e do mundo, o usuário pode ter acesso à rede e não precisa mais estar conectado por cabos e fios de uma rede segura”, completou.

Conforme o subsecretário, a mudança trará redução de custos operacionais para todos os envolvidos, principalmente para os importadores de menor porte. A Receita não soube dizer, no entanto, de quanto é essa diminuição de gastos. Ele salientou que o sistema dá mais transparência ao processo, mas não necessariamente impulsionará o volume de compras internacionais. “O fluxo de importações tem mais a ver com o rumo da economia”, disse.

Checcucci Filho enfatizou que o novo Siscomex Importação é uma interface mais amigável ao usuário que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo.

Fonte: http://www.dci.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Importação e exportação entre Brasil e Argentina poderão ser feitas em moeda local

Câmara de Comércio Argentino Brasileira quer estimular o comércio internacional entre o Brasil e a região de Córdoba

A Câmara de Comércio Argentino Brasileira (CAMARBRA) promove nesta terça-feira (21), em São Paulo, o seminário “Utilização de Moedas Locais no Comercio Bilateral Brasil-Argentina”. O objetivo do evento é incentivar empresários brasileiros e cordobeses a utilizar as normas dos bancos centrais de ambos os países, que permitem o comércio internacional entre o Brasil e Argentina com uso das moedas locais.

 A proposta da Câmara de Comércio Argentina, aprovada há dois anos, espera aumentar a exportação de produtos da região de Córdoba - polo produtor de automóveis, autopeças e trigo - no mercado brasileiro, e a importação de produtos brasileiros como bens de capital. “Nosso objetivo é integrar os mercados, fortalecendo a exportação e importação, especialmente de bens de capital com preços competitivos em ambos os países”, explica Alberto Alzueta, presidente da Câmara de Comercio Argentino Brasileira de São Paulo.

No seminário, estarão presentes além do Ministro da Industria e Comércio, Jorge Lawson, o governador de Córdoba, José Manuel de la Sota, e empresários, como  o presidente da Bolsa de Córdoba, Horácio Parga, um dos maiores do setor imobiliário Argentino.

O Seminário terá início na terça-feira (21),  às 8h30, no Centro de Convenções da CAMARBRA, na Avenida Queiroz Filho, 1700 – Villa Lobos Office Park, em São Paulo.

 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Auditores entregam cargos de chefia na DRF Sorocaba

 

ELEMAR - INFORMA

Na manhã de quinta-feira (16/8), quase todos os ocupantes de chefias da DRF (Delegacia da Receita Federal) Sorocaba (SP) entregaram os cargos ao titular da unidade, Auditor-Fiscal Ângelo Celso Bosso, em apoio aos pleitos dos Auditores-Fiscais.

Alguns dos chefes não compareceram ao ato por não estarem presentes na Delegacia. “Esses colegas serão contatados e com certeza serão solidários ao movimento”, informa o diretor de Comunicação da DS (Delegacia Sindical) Sorocaba, Mauricio Zamboni.

Segundo o vice-presidente da DS, Marcus Vinicius Dantas, a ameaça às atribuições da categoria e à Receita Federal gerou revolta aos Auditores-Fiscais. “Os colegas ocupantes de cargos de chefia compreenderam o momento delicado e saíram em defesa da Classe”, complementa.

Na ocasião, também foi entregue o abaixo-assinado no qual os demais Auditores-Fiscais se comprometeram a não assumir as chefias vagas.

Fonte: http://www.sindifisconacional.org.br

 

 

 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Auditores em chefias de 29 localidades já abriram mão das funções


Cristina Fausta   
Ter, 14 de Agosto de 2012 16:33
No dia 31 de julho, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) orientou os Auditores-Fiscais em cargo de chefia que entregassem suas funções. Desde a data, já foram contabilizadas devoluções em 29 localidades, conforme demonstra o quadro abaixo. Agora, na próxima quinta-feira (16/8) os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) estão convocados a dar mais uma demonstração de indignação ao Executivo com a realização do Dia Nacional de Entrega de Chefias. O ato foi proposto pela DEN e aprovado pelo CDS (Conselho de Delegados Sindicais) sem nenhum voto contrário.
A devolução dos cargos é uma resposta da categoria à falta de negociação e contra a intransigência e a arbitrariedade da presidente Dilma Rousseff, que preferiu radicalizar, com a edição do Decreto 7.777/12 e das Portarias do MF (Ministério da Fazenda) nº 260 e nº 275, a dialogar com as carreiras.
Publicado o Decreto, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) informou à Classe sobre a importância da entrega dos cargos. A devolução das funções de chefia é, acima de tudo, um ato que preserva a dignidade funcional dos Auditores nessa condição, uma vez que as medidas editadas pelo Governo os ameaçam com processo disciplinar específico.
A entrega também é mais uma manifestação de repulsa às medidas que foram criadas com o único objetivo de por fim à mobilização da Classe, movimentação esta que foi a última alternativa colocada pelo próprio Governo.  Ao entregar os cargos, os Auditores-Fiscais em chefia estão afirmando que não compactuam com o desatino de um Governo que, de forma ditatorial, prefere abrir as fronteiras para o contrabando a negociar efetivamente.
Orientações - As DS (Delegacias Sindicais) devem se organizar para coletar as assinaturas das chefias para que, na quinta-feira, elas sejam entregues ao inspetor, delegado ou superintendente, conforme particularidade de cada região. Para que se formalize o ato, a Diretoria de Assuntos Jurídicos disponibilizou modelos específicos para a entrega dos cargos, tanto para as chefias da zona primária, quanto para as da zona secundária.
Também está disponível um abaixo-assinado para que os demais Auditores se comprometam a não assumir as funções de chefia devolvidas.
Para dar visibilidade imediata a mais esta manifestação, os atos de entrega deverão ser registrados e encaminhados para o email jornalismo@sindifisconacional.org.br.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alterações nas tarifas aeroportuárias

 

Circulares Sindasp - 2012


Circular DA/244-12
Ref.: Comunicado sobre a Decisão 67, de 10.07.2012.

Comunicado em referência da Gerência de Logística de Cargas da Infraero do Aeroporto de Viracopos/Campinas, informando que ANAC promove alterações nas tarifas aeroportuárias.

Valdir Santos
Presidente

Link da DECISÃO  nº 67 de 10/07/2012 (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/decisoes/2012/DA2012-0067.pdf), por meio da qual a ANAC promove alterações nas tarifas aeroportuárias, entre as quais destacamos alteração na sistemática de cobrança para o cálculo de armazenagem, subdividindo o primeiro período.

As alterações previstas entrarão em vigor a partir do próximo dia 10 de agosto, quando, por ocasião desta alteração, deixarão de ser aplicados todos os programas de flexibilização tarifária hoje oferecidos pela INFRAERO/VIRACOPOS

GERÊNCIA DE LOGÍSTICA DE CARGAS - INFRAERO

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS - CAMPINAS/SP

Link da DECISÃO  nº 66 de 10.07.2012 (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/decisoes/2012/DA2012-0066.pdf), por meio da qual a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, promoveu alterações nas tarifas aeroportuárias, no que, entre outras, destacamos as alteração na sistemática de cobrança para o cálculo da tarifa de armazenagem, com ênfase no que se refere a quantidade de dias úteis para o primeiro e segundo período.
 Conforme previsto na Decisão mencionada acima, tais alterações entrarão em vigor a partir do próximo dia 10 de agosto, quando, então, deixarão de ser aplicados, neste Terminal de Logística de Carga/GUARULHOS, todos os descontos provenientes dos programas de flexibilização tarifária hoje concedidos pela INFRAERO.
 Maiores informações e/ou esclarecimentos, contatar a Central de Atendimento ao Cliente – CAC, por meio do telefone (11) 2445-5000 ou pelo e-mail: infraerocargoguraulhos@infraero.gov.br

Fonte: Sindasp