quarta-feira, 4 de abril de 2012

Corte no INSS e desoneração da folha




O governo anunciou novas medidas tributárias para estimular o crescimento da indústria no país. Foram anunciados cortes de tributos e, com todas as medidas juntas, a estimativa oficial é que o país deixe de arrecadar R$ 10 bilhões em impostos por ano.
A redução de gastos com folha de pagamentos foi um dos destaques anunciados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça (3).  Empresas de 15 setores mais afetados pela crise econômica global vão deixar de pagar os 20% de contribuição patronal do INSS.
Isso em tese deixa um trabalhador contratado mais barato para as companhias. Mas reduz os recursos da Previdência. O ministro disse que o governo vai bancar esse rombo, não estimado por ele.
"O Tesouro Nacional vai cobrir eventual deficit da Previdência. Não haverá aumento do deficit da Previdência", afirmou.
O ministro declarou que, para compensar a renúncia fiscal do pacote de estímulo à indústria nacional anunciado nesta terça-feira, o governo está aumentando a alíquota de impostos de certas áreas, como bebidas e fumo.
Também foram anunciadas outras medidas, como redução de até 30 pontos percentuais no IPI de carros que usarem peças nacionais ou da região do Mercosul e investirem em inovação, corte de impostos para investimentos em infraestrutura (portos e trens) e incentivo para instalação de banda larga de internet.

Fonte:Economia UOL

  Elemar Logística, Suporte e Soluções     
  


quarta-feira, 28 de março de 2012

Editora da revista RTI visita a Elemar

Nesta quarta-feira, 28 de março, a Elemar recebeu a visita da jornalista Sandra Mogami, editora da revista RTI – Redes, Telecom e Instalações, recebida por Adilson Vieira de Araújo, diretor da empresa. Sandra veio conhecer detalhes do trabalho realizado pela Elemar para empresas do setor de telecomunicações, envolvendo um completo planejamento logístico e o acompanhamento de cada etapa dos processos de importação, ações que fazem da Elemar uma das principais especialistas no atendimento a este segmento.


Karlene Davis é nomeada Cônsul Geral da Nova Zelândia para São Paulo





A executiva de negócios manterá seu papel como diretora de agência do governo da Nova Zelândia para desenvolvimento econômico na América do Sul.
Seu foco principal é a promoção do comércio e investimento entre a Nova Zelândia e Brasil.
 

São Paulo - 26 de março de 2012 - A nova Cônsul Geral Karlene Davis se concentrará em apoiar as oportunidades de negócios entre empresas e investidores do Brasil e da Nova Zelândia e em identificar as oportunidades de parcerias e colaborações conjuntas.
"Tanto o Brasil quanto a Nova Zelândia são conhecidos pela sua capacidade inovadora e espírito empreendedor. Acredito fortemente que ambos os países podem aprender muito um com o outro, e estamos ansiosos para estabelecer parcerias de negócio no longo prazo, bem como desenvolver oportunidades de colaboração", afirmou Davis.
A cônsul vê oportunidades de negócios nos setores de processamento agroindustrial, infraestrutura de carne e alimentos, bem como produtos de alto valor na área da saúde natural, vinhos premium, alimentos funcionais e produção especializada. Áreas que junto ao setor de tecnologia e biociência apresentam cases na cooperação empresarial entre os países, especialmente na indústria leiteira.
Davis acredita que a relação entre as duas nações oferece grandes oportunidades e exemplos de referência, incluindo o investimento da Nova Zelândia em 15 mil hectares para a operação da companhia Leite Verde no Brasil e investimentos da Petrobras em 2010 no mercado da Nova Zelândia.

Antes da atribuição atual, Karlene foi nomeada Comissária de Comércio da Tailândia, Camboja, Mianmar e Laos, onde ajudou a desenvolver oportunidades comerciais e de investimento.

Com MBA da Universidade Victoria, em Wellington, Nova Zelândia, a cônsul desempenhou uma série de papéis fundamentais no setor público e privado.

Fonte: Emílio Ipaves Cruz - jornalista.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pernambuco faz negócios no Panamá - Expocomer 2012

Pernambuco faz negócios no Panamá
De hoje até sábado (dias 21 a 24), dez empreendimentos apoiados pelo Sebrae em Pernambuco irão expor seus produtos na maior feira multissetorial panamenha

Mais conhecido pelo famoso canal que corta seu território de um oceano a outro, o Panamá promove, desta terça-feira até sábado (dias 21 a 24), a Expocomer 2012. O evento, maior feira multissetorial da América Latina e Caribe, abrange diversos setores da economia e conta com a presença de um público formado por compradores varejistas, atacadistas, distribuidores, representantes, lojistas e importadores. Já na 31ª edição, a feira terá a participação de 2.500 empresas de 30 países das Américas, Caribe, Europa, Ásia e África e a estimativa de que sejam gerados mais de US$ 25 milhões em negócios.

Entre os países participantes da Expocomer 2012 está o Brasil, que terá um pavilhão exclusivo para expor seus produtos – privilégio conquistado pelo fato de, no ano passado, o país ter sido responsável por mais de 25% de todos os negócios gerados na feira. E dos 630m² destinados ao Brasil, 32m² (adquiridos pelo Governo do Estado por meio da AD/Diper) serão ocupados por dez empresas pernambucanas de setores como moda praia, decoração, calçados, cosméticos e móveis. Em comum a todas elas está a presença do Sebrae em Pernambuco na capacitação e desenvolvimento de seus negócios.

Serviço
O quê: Expocomer 2012
Quando: De 21 a 24 de março
Onde: Cidade do Panamá - Panamá
Na internet: www.expocomer.com




Elemar Logística, Suporte e Soluções




terça-feira, 20 de março de 2012

Maré Vermelha: Receita anuncia maior operação contra fraudes aduaneiras da história




Brasília, 19 de março de 2012

Maré Vermelha: Receita anuncia maior operação contra fraudes aduaneiras da história
Ação intensificará o rigor contra o comércio desleal
A Receita Federal deflagrou na manhã de hoje, 19/03, a maior operação contra fraudes no comercio exterior da história. A Operação Maré Vermelha anunciada pelo secretário, Carlos Alberto Barreto, no porto do Rio de Janeiro, vai aumentar o rigor nas operações de comércio exterior em razão do volume crescente de importações e o consequente aumento do crescimento do comércio desleal, que inclui a prática de fraudes como o subfaturamento, a triangulação e a utilização de falsa classificação fiscal que resultam em situações predatórias ao setor produtivo nacional.  Para Barreto “a Operação Maré Vermelha é dinâmica e poderá incorporar outros setores da administração pública”.

Para viabilizar o maior controle aduaneiro a Receita anunciou a inclusão de novos parâmetros para as operações de importação de mercadorias e setores considerados de interesse para a economia nacional, em especial, bens de consumo não duráveis, tais como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, artigos de toucador, dentre outros.

De acordo com a Receita os resultados esperados com a operação são: o aumento da presença fiscal e da percepção de risco para os fraudadores, assim como o aumento de retenções e apreensões de mercadorias, o aumento do recolhimento de tributos e multas e a redução das operações danosas ao setor produtivo nacional.

Cerad - Durante o anúncio da operação o secretário Carlos Alberto Barreto comunicou a inauguração do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco – Cerad, unidade especial da Receita situada na cidade do Rio de Janeiro, que coordenará os processos de inteligência e análise de risco operacional das atividades de fiscalização aduaneira em todo o país. Para o secretário “o Cerad tem estrutura pequena, mas contará com alta tecnologia e trabalho em rede com todo o país”.

Aviso: A imprensa poderá acompanhar às 15h o início dos trabalhos de fiscalização no terminal libra, no Cajú, Portão 24.

Link oficial:   



Elemar Logística, Suporte e Soluções

Câmara Brasil-Alemanha e ANPEI promovem curso sobre inovação



São Paulo, 20 de março de 2012 - Capacitar gerentes e técnicos de empresas nos conceitos, métodos e ferramentas de inovação. Este é o objetivo de um curso promovido pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK na sigla em alemão) em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), nos dias 29 e 30 de março, na capital paulista.

Voltado a empresários, dirigentes, engenheiros, pesquisadores e técnicos de empresas de todos os tamanhos e setores industriais, o curso “Organização e Planejamento para Inovação” tem carga horária total de 16 horas. Durante este período, os participantes serão imersos nos conceitos centrais de inovação, características de empresas inovadoras e as condições essenciais para a criação de ambientes inovadores.

Ao final do curso os participantes serão capazes de entender e aplicar esses conceitos nas organizações em que atuam por meio de um planejamento estratégico. O curso será ministrado pela consultora Lisiane Geisler, engenheira mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), com mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A consultora é ainda certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), desde maio de 2009, e já liderou projetos na área de inovação para várias organizações empresariais. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de março, por meio do site da ANPEI. As vagas são limitadas.  

quarta-feira, 7 de março de 2012

Um dia para pensar em todas as mulheres



              Quando vemos tantas mulheres em postos chave do Executivo, comandando estatais como a Petrobras, assumindo a direção de bancos, realizando proezas em pesquisas, quebrando recordes no esporte, talvez tenhamos a impressão de que o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, está meio que “fora de moda”.
            Como proteger ou buscar algo melhor para aquelas que muitas vezes tem milhares de homens sob seu comando? O que estariam precisando da sociedade uma vez que têm acesso à cultura, às leis, ao mercado e a quase tudo que desejam?
            Ocorre que nossa sociedade e a da grande maioria dos países não é este mosaico de ordenamento jurídico e social que vivemos em uma grande cidade. Em São Paulo, inclusive, e fora de nossa cidade e em muitas outras regiões o que se vê ainda, é um tratamento desigual à mulher.
            Basta analisarmos o dado escandaloso do número de mulheres agredidas e tantas outras mortas todos os dias no País, por homens, ex maridos ou namorados, que não aceitam o direito dessas mulheres de não querer um relacionamento com eles.
            Em outros tantos casos, de modo calado ou não, sofrem agressões diárias. Em muitos países e em muitas culturas não são igualadas aos homens até mesmo na hora de se dirigir ao Deus de determinado grupo. Algumas vivem cobertas até o pescoço e no extremo oposto, tantas outras, iludidas por uma dezena de fatores, nem sequer conhecem sua importância como pessoas atuantes na sociedade e se vulgarizam em bailes de gosto duvidoso ou na mídia em geral. E neste carrossel dos sentidos, muitas se tornam mães, sem ter tido a chance de ser meninas. Por tudo isso, vamos ficar atentos ao Dia Internacional da Mulher.

Texto escrito pelo jornalista Emílio Ipaves Cruz.